X

O que significam as luzes no painel do carro?

Natália 03 de Agosto de 2020

O que significam as luzes no painel do carro?


Você sabe dizer o que são todas as informações que constam no painel do seu veículo? Na verdade, é difícil lembrar os mais de 40 alertas existentes que surgem no painel. Alguns são mais simples por estarmos acostumados a ver mais vezes acesos, mas outros não tão comuns assim. 

 Mas nenhum deles é menos importante e o intuito é que avisem o motorista sobre o que está acontecendo no carro de forma prática, evitando um problema maior. Por isso, é que quando algum alerta é aceso, o ideal é que estacione o veículo o quanto antes para verificar o que está havendo. Lembrando que os alertas podem ligar no ato da ignição e devem apagar logo que o veículo estiver ligado. 

Significado

 Além dos símbolos representados por cada problema, pode variar também a cor de cada um. Se o alerta for vermelho é uma emergência, se for amarelo significa uma advertência e caso seja branco ou verde são informativos como um pisca ligado ou farol de neblina, por exemplo. 
 

Alertas VERMELHOS (Emergências)

    AIRBAG
  Caso você veja esse alerta no painel, significa que foi detectado algum problema no sistema de Airbag do carro e poderá não ser acionado ou não funcionar corretamente em caso de acidentes. 

 

     BATERIA
     Esse alerta é sobre algum problema referente a bateria do carro, podendo ser no alternador, no circuito de carga, na correia ou até mesmo a própria bateria. 

 

   TEMPERATURA DO LÍQUIDO DE ARREFECIMENTO
   Se este aviso apareceu no seu carro, é melhor desligá-lo o quanto antes, pois é indicação de que o motor está superaquecendo rapidamente. A causa geralmente pode ser falta de água habitual ou devido algo mais sério como a alguma mangueira vazando, sistema de ventilação ou nos sensores com problema. Aí não vai adiantar colocar água constantemente se o sistema não funcionar de forma correta. 

 

   PRESSÃO DO ÓLEO DO MOTOR 
   Este aviso serve para alertar que a pressão do óleo do motor está abaixo do mínimo necessário. Isso acontece por panes na bomba ou na válvula de escape, o motor superaquecido ou folgas excessivas nos mancais. 

 

   FLUIDO DE FREIO BAIXO
 
  Este diferente do óleo do motor, não baixa. O fluido é responsável por transmitir a força do pedal até as rodas, então caso o alerta esteja no painel, pode ser que o nível já esteja abaixo do mínimo no reservatório e deve ser verificado.
 

Alertas AMARELOS (Advertências)

   INJEÇÃO ELETRÔNICA
  
 Esta luz é uma das que acendem na hora da ignição, porém deve apagar logo    em seguida. Caso ela torne a ligar com frequência, pode significar problemas no injetor ou catalisador, consumindo mais combustível e falhas na próxima vez que ligar o carro. 

 

   PRÉ AQUECIMENTO DAS VELAS
  
 Este aviso indica que o sistema está em funcionamento para aquecer o etanol antes de injetar no cilindro, ou para carros que possuam o reservatório de gasolina, significa que está sendo utilizado. 

 

 

Banner Delta Historicar

Negociando um veículo seminovo ?

Consulte pela placa e descubra todo o histórico!

Saiba Mais

Envie-nos suas dúvidas e sugestões através do formulário abaixo.


Categorias:

Tags:

Autor:
Natália

Next Post

Próximo Post

Cuidados para se dirigir com neblina

03 de Agosto de 2020

Posts relacionados