X

Como fazer a transferência de proprietário de veículo

Caroline Borba 13 de Fevereiro de 2023

Como fazer a transferência de proprietário de veículo


O processo de transferência de veículo envolve alguns processos, como a assinatura do CRV (Certificado de Registro de Veículo), assinaturas em cartório, entre outros.

Na hora de fazer a transferência de um veículo é preciso prestar atenção a todos os detalhes desse processo. Isso porque a atividade envolve diversas pequenas ações que precisam ser executadas com cautela, para que seja benéfica e segura para ambas as partes.

Para o comprador, é preciso se atentar para questões como o histórico do novo veículo e a procedência. Já para o vendedor, é preciso assinar o Certificado de Registro de Veículo (CRV), que falaremos com mais detalhes adiante, e fazer registros em cartório.

Para te ajudar nesta tarefa simples, mas que envolve alguns detalhes, preparamos esse artigo. Aqui você pode tirar todas as suas dúvidas sobre como fazer a transferência de proprietário de veículo. Boa leitura!

 

Quando é necessário fazer a transferência de veículo?

Fazer a transferência de um veículo pode ser necessário em diversas situações, como em caso de falecimento do proprietário, em situação de venda ou troca com um morador de outro estado ou em casos de financiamento. Cada uma dessas modalidades envolve alguns trâmites diferentes. Confira os detalhes de cada uma dessas situações, abaixo.

Falecimento

Em caso de falecimento do proprietário do veículo, se tornará necessário transferir a posse para algum membro da família, como cônjuge ou filhos.

Nesse caso, o novo dono deverá ter em mãos uma cópia autenticada do Formal de Partilha ou um Alvará Judicial. Além disso, também será preciso ter um novo CRV, já com o nome do novo proprietário.

Venda ou troca para outro estado

Nesse caso, os trâmites permanecem similares ao de outras situações. No entanto, o prazo máximo para efetuar as mudanças é de 30 dias. Ainda, por se tratar de uma transferência de estado, pode ser que haja alterações de valor de cidade para cidade.

Nesse caso, será preciso consultar essa informação na cidade em que você mora.

Financiamento

Casos em que um dono desiste da compra ou troca o veículo por outro modelo, mas que ainda há o financiamento, são bastante comuns.

Nessa situação, caso o comprador transfira a dívida para o seu nome também, o fato deve estar descrito no CRV.

Leia também: 7 Dicas para Comprar Carros Usados e Seminovos

 

Quem pode transferir um veículo?

Para fazer a transferência de um veículo, somente o proprietário ou um procurador podem executar essa ação. Em caso de falecimentos, o procurador é aceito e, caso não haja, será preciso fazer o trâmite explicado acima.

O que é preciso para fazer a transferência de um veículo?

Para executar esse trâmite, é preciso seguir alguns passos. Confira abaixo os detalhes de cada um deles.

Passo 1: tenha os documentos em mãos

Você precisará ter em mãos alguns documentos necessários para transferência de veículo no cartório, como:

- Certificado de Registro de Veículo (CRV);

- Documentos de identificação (RG, CPF, Carteira de Trabalho ou CNH);

- Comprovante de residência de no máximo 180 dias atrás;

- Laudo de vistoria;

- Comprovante de pagamento de taxas.

Para facilitar o processo, previna-se e tenha os documentos originais e cópias dos mesmos.

Passo 2: reconheça os documentos em cartório

Na hora de executar a ação, é necessário que o proprietário do veículo assine o Certificado de Registro de Veículo (CRV) e reconheça firma no cartório.

Passo 3: faça a vistoria

A etapa de vistoria é uma das mais importantes, pois garante ao comprador que o carro está com tudo correto e sem danos, e garante ao vendedor que não sofrerá com possíveis golpes posteriores.

A vistoria física do veículo pode ser feita por uma empresa credenciada pelo Detran do seu estado. Vale lembrar que, para evitar problemas futuros, também é fundamental fazer uma vistoria no histórico do veículo.

Dessa forma, será possível compreender se o automóvel possui multas, se já sofreu sinistros, se já foi de leilão, se há bloqueios judiciais, entre diversas outras informações.

Nesse caso, uma das melhores ferramentas para te ajudar é o Historicar. Fornecendo um relatório com mais de 60 informações sobre o veículo, diretamente no seu e-mail, será possível entender tudo o que você precisa saber sobre o automóvel que deseja adquirir.

Desta maneira será possível fazer uma compra certeira, e de um bem que poderá durar por muitos anos na família.

Para saber mais informações sobre a ferramenta, acesse o site do Historicar!

Passo 4: leve os documentos ao Detran ou Ciretran

Estando com o laudo em mãos, agora é hora de unir todos os documentos. O comprador deve ir ao Detran, no setor de transferências, e apresentar os documentos.

E pronto. Em alguns dias o novo CRV estará correto com os novos dados.

Informação bônus: gastos

Todo o processo de transferência de veículo envolve alguns custos. Além dos valores gastos com emissão de cópias dos documentos e autenticação em cartório, o processo no Detran também possui uma taxa. Essa taxa pode variar de acordo com o seu estado, por isso, para consultar, é preciso se informar no órgão da sua cidade.

 

É possível fazer transferência de veículo pela internet?

Sim, é possível fazer a transferência de veículo pela internet. Mas, como fazer a transferência de veículo online?

Para isso, é necessário que o vendedor e o comprador tenham assinatura eletrônica nos níveis Prata ou Ouro.

Em caso de um dos dois ou os dois não tiverem assinatura digital, é possível fazê-la no aplicativo do Carteira Digital de Trânsito.

Para executar todo o processo, é necessário ter a Autorização de Transferência de Propriedade Veicular, a ATPV-e. No entanto, a autorização só é emitida para veículos fabricados após janeiro de 2021.

Esperamos ter tirado todas as suas dúvidas sobre o assunto. E, lembre-se: se precisar consultar o histórico dos veículos, conte com o Historicar para te ajudar!

Banner Delta Historicar

Negociando um veículo seminovo ?

Consulte pela placa e descubra todo o histórico!

Saiba Mais

Envie-nos suas dúvidas e sugestões através do formulário abaixo.



Tags:

Autor:
Caroline Borba

Next Post

Próximo Post

Tudo o que você precisa saber antes de comprar um carro usado

13 de Fevereiro de 2023

Posts relacionados