X

Entenda quais são as mudanças da nova CNH

Caroline Borba 20 de Junho de 2022

Entenda quais são as mudanças da nova CNH


Alterações no documento entraram em vigor no dia 1º de junho

 

A nova Carteira Nacional de Habilitação passou a ser emitida em 1º de junho tanto na forma impressa, quanto na versão eletrônica, para todos os motoristas recém-habilitados ou que realizarem a renovação do documento a partir desta data.

 

A mudança definida no final de 2021 pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), como parte da política de transformação digital do Governo Federal, ocorre principalmente no modelo visual, para trazer maior segurança aos condutores, e não é obrigatória para quem está com o documento dentro da validade.

 

Entenda o que muda na CNH

 

Emitida nas cores verde e amarelo, tinta especial e novos hologramas, a nova habilitação permite o uso do nome social e da filiação afetiva. As letras P, de Permissão, e D, de Definitiva, incluídas próximas aos dados do portador, com a finalidade de identificar o status do habilitado, são outra novidade no documento.

 

A versão remodelada da CNH apresenta também um quadro com as suas categorias, indicando para quais delas o condutor possui licença. Além de sinalizar no campo de observações a presença de restrições médicas e a indicação do uso do documento para a prática profissional.

 

O modelo mantém ainda o QR Code, adotado em 2017, que dá acesso digital a todos os dados do registro, somando a eles, identificações numéricas de nível estadual e nacional. A validade de 10 anos, para motoristas com até 50 anos de idade, e as regras relacionadas a limite de pontos, permanecem inalteradas.

 

A apresentação da Carteira Nacional de Habilitação como identificação em outros países passa a ser facilitada através da emissão nos idiomas Português, Inglês e Francês, e da presença do mesmo código internacional encontrado nos passaportes, facilitando a vida dos condutores dentro e fora do Brasil.

Banner Delta Historicar

Negociando um veículo seminovo ?

Consulte pela placa e descubra todo o histórico!

Saiba Mais

Envie-nos suas dúvidas e sugestões através do formulário abaixo.


Categorias:

Tags:

Autor:
Caroline Borba

Next Post

Próximo Post

Gasolina adulterada: quais impactos ela pode causar no seu veículo?

20 de Junho de 2022

Posts relacionados