X

Veículos de leilão: cuidados necessários antes de comprar um seminovo

Caroline Borba 10 de Março de 2023

Veículos de leilão: cuidados necessários antes de comprar um seminovo


Antes de comprar um veículo de leilão é fundamental conhecer o histórico do automóvel. Desta maneira, é possível se prevenir e garantir um bom carro. Entenda como comprar um veículo em leilão com as nossas dicas!

Adquirir carros de leilão pode ser uma boa ideia se você tomar todos os cuidados necessários. No quesito custo-benefício, um veículo vindo de leilão pode sair muito mais barato, cabendo no seu bolso.

No entanto, veículos seminovos possuem históricos diferenciados, e fazer a verificação desses dados é fundamental para evitar problemas futuros. Nesse quesito, existem diversos pontos que você deve ficar atento.

Para te ajudar nesta tarefa, preparamos este artigo. Aqui você confere como comprar carro em leilão, quais pontos deve se atentar na hora da compra e como conferir o histórico veicular. Boa leitura!

 

De onde vêm os carros leiloados?

Antes de tudo, você sabe de onde vêm os carros vendidos em leilões? É comum que as pessoas tenham interesse em adquirir esse tipo de veículo, uma vez que eles costumam sair mais baratos que um veículo novo que acabou de sair da fábrica.

Qualquer tipo de veículo pode ir para leilão, mas, para isso, esses veículos precisam sofrer de algumas condições específicas. Confira cada uma delas, abaixo.

Recuperação financeira

Uma das formas mais comuns de um carro ir a leilão é pela recuperação financeira. Nesse caso, os donos do veículo não conseguem arcar com os custos e têm o bem apreendido. Essa apreensão costuma ser feita pela própria instituição financeira a qual os donos devem.

Concessionárias e montadoras

Outra forma de um veículo ir para leilão é por meio das concessionárias e montadoras. Isso acontece em casos em que o veículo está em boas condições, mas que, por algum motivo, não pode ser vendido como novo.

Judicial

Neste caso, os veículos leiloados podem ter sido apreendidos em processos investigativos ou criminais. Ainda, eles também podem ter alguma pendência na justiça.

Leia também: Tudo o que você precisa saber antes de comprar um carro usado

 

Qual o problema em comprar carros de leilão?

Não há problemas em comprar carros de leilão. No entanto, é preciso atentar-se e fazer boas escolhas para garantir que a compra será benéfica ao invés de te deixar no prejuízo.

Para isso, será importante que você esteja ciente, principalmente, sobre o histórico veicular.

Leia também: Como pesquisar o histórico de um veículo seminovo em 5 passos

 

Como é feita a preparação de carros para leilão?

A preparação do veículo vai variar de acordo com as modalidades citadas acima.

Quando um veículo vai para leilão, é feita uma vistoria para identificar possíveis avarias, sinistros e condições do veículo antes da venda.

Para garantir uma compra segura e vantajosa, é importante que o comprador também efetue uma avaliação para identificar se o que está citado no relatório condiz realmente com o estado do veículo.

 

Carro de leilão possui garantia de fábrica?

Não, carros vendidos em leilões não possuem garantia de fábrica. Se esse for um ponto crucial na sua tomada de decisão para comprar ou não um carro de leilão, talvez seja melhor repensar a escolha.

Mas, se mesmo assim estiver tudo bem por você, existem alguns outros pontos que você precisa se atentar para garantir uma compra segura e benéfica a curto e longo prazo.

 

Como comprar um automóvel em leilão? Cuidados na hora da aquisição

Abaixo, separamos algumas dicas para você cuidar na hora de comprar um carro de leilão. Confira.

Faça um levantamento de valores

Se você está buscando por um veículo em leilão, provavelmente também está em busca de um bom custo-benefício. Para isso, é importante fazer pesquisas de valores para entender se o preço oferecido condiz com o mercado, por exemplo.

Cheque se os valores não estão muito altos, se você consegue encontrar mais barato ou se realmente vale fazer esse investimento.

Identifique sinistros

Antes de comprar um veículo de leilão é importante entender se aquele veículo já sofreu sinistros. Isso pode interferir em diversos pontos na sua compra, como dificuldade e necessidade de manutenções com frequência, diminuição do valor de revenda na hora de trocar de veículo e até aumento no valor do seguro.

Avalie o modelo

Ao ter em mente algum modelo de veículo específico, estude para entender as especificidades deste automóvel. Busque entender o ano de fabricação, se ele ainda é fabricado e coisas nesse sentido.

Ter essas informações permitirá que você entenda se haverá facilidade para encontrar peças para reposição, se forem necessárias. Ainda, essas informações também são importantes pois, se for difícil de encontrar as peças no ano em que está comprando, pode ser ainda mais difícil vender o veículo posteriormente.

Cheque a procedência

Alguns veículos podem sofrer restrições judiciais. Por isso, é importante consultar também esse histórico para não ser pego de surpresa.

Se esse for o caso, entenda como funciona o bloqueio judicial de veículos aqui.

Agora que você já sabe como comprar um veículo de leilão e quais cuidados tomar, vai ficar muito mais fácil.

Na hora de fazer a vistoria necessária, você pode contar com o Historicar. Somos a maior plataforma de busca veicular do país.

Nossa busca de dados é efetuada em mais de 40 bases públicas e privadas, e o resultado sai em poucos minutos.

Por meio da nossa ferramenta, você pode conferir mais de 60 informações sobre o passado do veículo, recebendo um relatório detalhado diretamente no seu e-mail.

Então, agora você já sabe: na hora de comprar um veículo de leilão, atente-se aos pontos citados no artigo e conte com o Historicar para te ajudar!

Banner Delta Historicar

Negociando um veículo seminovo ?

Consulte pela placa e descubra todo o histórico!

Saiba Mais

Envie-nos suas dúvidas e sugestões através do formulário abaixo.



Tags:

Autor:
Caroline Borba

Next Post

Próximo Post

Como fazer a transferência de proprietário de veículo

10 de Março de 2023

Posts relacionados