X

Pode Dirigir Descalço? É permitido ou gera infração?

Natália 22 de Março de 2021

Pode Dirigir Descalço? É permitido ou gera infração?


Com certeza você já se perguntou o que pode causar uma multa e o que é liberado pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB); A Historicar preparou esse texto para esclarecer todas as suas dúvidas

 

 Não importa se você obteve sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) recentemente ou se já dirige há algum tempo: provavelmente já se perguntou sobre situações do dia a dia e se elas são consideradas infrações, podendo gerar multas. Afinal de contas, dirigir descalço é permitido? Pode dirigir sem camisa? E de fone de ouvido, pode dirigir? O Historicar preparou este material para esclarecer as suas dúvidas rapidamente e te contar sobre as infrações que vão além do uso do cinto de segurança e dos limites de velocidade.

 Seja no calor do verão ou por alguma necessidade específica, dirigir descalço pode ser uma opção, mas requer uma atenção especial. No Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a proibição é feita especificamente sobre usar “calçado que não se firme nos pés ou que comprometa a utilização dos pedais”. O que isso significa? Quem usar sapatos de salto ou plataforma, chinelos e sandálias sem alça traseira pode acabar comprometendo a sensibilidade na hora dirigir.

 Portanto, nada impede você de dirigir descalço, é, sim, permitido. Porém, caso você seja abordado usando sapatos que não respeitam essa determinação, a penalidade é de multa em dinheiro de R$130,16 e perda de 4 pontos na CNH, sendo uma infração do tipo média.

 Outro caso muito comum é dirigir sem camisa. Não há nenhum artigo que proíba o motorista de conduzir o veículo dessa forma, portanto é totalmente permitido. Só não vale sentir incômodo com o cinto de segurança por estar sem roupa e retirá-lo, certo?

 Agora, dirigir usando fones de ouvido pode gerar ao condutor uma multa por ser expressamente assumir a condução utilizando o acessório. Isso porque o CTB deixa claro em um item que isso pode prejudicar o nível de atenção do motorista, impedindo que escute buzinas ou outros sons de alerta. Então, na hora de ouvir uma música, deixe tocar no auto-falante do carro e em um volume que não seja audível do lado de fora do veículo.

Pensando em adquirir um carro seminovo? Consulte aqui o passado do veículo: www.historicar.com.br

 

Banner Delta Historicar

Negociando um veículo seminovo ?

Consulte pela placa e descubra todo o histórico!

Saiba Mais

Envie-nos suas dúvidas e sugestões através do formulário abaixo.



Tags:

Autor:
Natália

Next Post

Próximo Post

Qual a diferença entre gasolina comum e aditivada?

22 de Março de 2021

Posts relacionados