X

Gasolina adulterada: quais impactos ela pode causar no seu veículo?

Caroline Borba 15 de Junho de 2022

Gasolina adulterada: quais impactos ela pode causar no seu veículo?


Ação fraudulenta ocorre com o acréscimo de solventes e a mistura de etanol hidratado e etanol anidro ou água ao combustível original

 

Com o objetivo de gerar maior lucro na venda do produto, a gasolina adulterada ou batizada, como é popularmente conhecida, sofre mudanças de maneira fraudulenta a partir da adição de substâncias mais baratas em sua composição original.

 

A alteração se dá na maioria das vezes pela mistura de etanol em quantidade acima do permitido na legislação brasileira, que deve corresponder a 27% de álcool anidro.

 

O acréscimo de solventes e a mistura de etanol hidratado e etanol anidro ou água, são outras combinações capazes de corromper a qualidade da gasolina que chega aos tanques dos automóveis no país, de acordo com dados da ANP - Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis.

 

Impactos da adulteração no veículo


Se por um lado a gasolina adulterada pode trazer benefícios para o fornecedor, especialmente no que diz respeito a redução de custos com o produto, para os proprietários de veículos os danos desta prática irregular ocasionam despesas inesperadas no orçamento que quase sempre já é bem apertado.

 

Entre os componentes do automóvel que costumam ser afetados estão o filtro e bomba de combustível, a vela de ignição, os bicos de injeção, o catalisador, a sonda lambda e os revestimentos isolantes.

 

Uma vez afetadas, estas peças podem resultar nos seguintes problemas:

 

- queda no rendimento do carro;

- contaminação do óleo lubrificante;

- problemas na bomba, no catalisador e no sistema de escapamento;

- desgaste de componentes internos;

- diminuição da vida útil do sensor de oxigênio e das velas de ignição;

- aumento do consumo de combustível.

 

Como identificar um combustível adulterado?


O combustível adulterado representa um verdadeiro filme de terror na vida dos motoristas, já que saber identificar se está adquirindo um produto idôneo é uma tarefa extremamente difícil.

 

Por isso, fique atento aos sinais que podem levantar suspeitas:

 

- se o valor da gasolina comercializada em um posto estiver muito abaixo do preço praticado na região, desconfie. O barato pode sair caro ao danificar seu veículo;

- combustível batizado tende a reduzir o rendimento dos automóveis, fique atento caso aconteça uma perda significativa de autonomia;

- abastecer o tanque com produto adulterado afeta o funcionamento do motor, causando falhas de rotação sem motivo aparente;

- o surgimento de ruídos estranhos vindos do escapamento ou motor do carro também são sinais que de algo não está bem.

 

Na dúvida opte por abastecer em postos com bandeira conhecida, que passam maior segurança com relação ao rendimento da gasolina comercializada. E, dentro eles, escolha aqueles que aliam essa prática a preços mais acessíveis.

Banner Delta Historicar

Negociando um veículo seminovo ?

Consulte pela placa e descubra todo o histórico!

Saiba Mais

Envie-nos suas dúvidas e sugestões através do formulário abaixo.


Categorias:

Tags:

Autor:
Caroline Borba

Next Post

Próximo Post

Aprenda a identificar os barulhos do carro que indicam defeitos

15 de Junho de 2022

Posts relacionados