X

Você sabe qual o pneu certo na hora da reposição?

Natália 03 de Agosto de 2020

Você sabe qual o pneu certo na hora da reposição?


 Todos sabemos que pneus recebidos diretamente de fábrica, tem uma maior durabilidade do que os comprados posteriormente para substituí-los. Muitas vezes, vemos pneus com preços mais altos e optamos por outros mais baratos, porém de uma qualidade que deixa a desejar.

 Fizemos algumas observações sobre o que você pode acabar encontrando por aí e ficar atento na hora de comprar um jogo novo.

Pneu remoldado

 Uma delas é o pneu remoldado ou pneu remold, que passa por um processo de reconstrução ou reciclagem. É feita uma raspagem das laterais dos componentes e da banda de rodagem (sulcos ou frisos), retirando toda a camada de borracha, aproveitando somente a carcaça do pneu. Ao contrário de um recauchutado, por exemplo, onde é colocado uma nova camada sobre a outra.

 Com essa recapagem, é feita também uma nova inscrição lateral, retirando a anterior onde era mostrado o DOT (quatro dígitos que indicam a semana e ano de fabricação) original. Com isso, não é mais possível saber a fabricação original do produto que está comprando mesmo tendo o selo do Inmetro, que informa outros dados, como economia, a aderência sob piso molhado e ruído.
 

 Outro problema detectado com esse processo de “remoldagem” além do que já vimos, é que não é possível mais saber as características originais do pneu, dificultando assim, identificar a função dele. Dois pneus podem ter as mesmas dimensões, porém serem projetados para veículos diferentes. Um para suportar mais peso onde desenvolve mais lentidão e outro na qual seja mais leve e que possa ter mais velocidade.

Pneu muito tempo estocado

 O que podemos encontrar também na hora da escolha dos pneus novos são os que estão muito tempo estocados na loja, onde um pneu tem uma durabilidade de 5 anos a partir de sua fabricação, então caso encontre algum com 3 ou 4 anos, não seria interessante adquirir um pneu tão próximo de sua validade.

Pneu ressulcado

 E por último um pneu ressulcado, que nada mais é que uma remarcação dos sulcos do pneu, aprofundando ainda mais os frisos, ficando mais fino, perdendo qualidade e aderência.

 Em resumo, podemos acabar optando por pneu remold que é muito mais em conta do que um novo, porém deve-se atentar também no quesito segurança. Onde são diversos riscos que estamos correndo ao optar por este tipo de produto.

Envie-nos suas dúvidas e sugestões através do formulário abaixo.



Tags:

Autor:
Natália

Next Post

Próximo Post

O que significam as luzes no painel do carro?

03 de Agosto de 2020

Posts relacionados