X

Tabela FIPE: O que é e para que serve.

Natália 03 de Agosto de 2020

Tabela FIPE: O que é e para que serve.


Certamente se você já tem um veículo, deve saber o que é a FIPE, mas pra quem está entrando nesse meio, é bom saber para que serve para não errar na hora da negociação.

Como funciona?

 A tabela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) é atualizada mensalmente com a média de valores de venda de carros, motos, caminhões, motos etc. Os itens da tabela mencionam o modelo do veículo, ano do modelo e marca. Note que o ano do veículo não é considerado, bem como cor e acessórios, por exemplo. Na construção da tabela, não são incluídos veículos taxis, viaturas e outros que não são de uso comum.

As pesquisas de valores são feitas em todo o território nacional. Portanto, deve ser utilizada de forma arbitrária já que a precificação entre os estados varia bastante. Além disso, a tabela serve apenas como referência na hora da venda, e pode receber variações no valor conforme o estado de conservação do veículo, se possui alguma outra restrição ou débitos pendentes, por exemplo. Todos os fatores são considerados, nesse caso.

Variações de preço na compra e venda

O mercado é muito amplo, portanto, um vendedor pode ofertar o seu carro particular a um preço maior que a tabela FIPE caso ache adequado. Se o veículo está um bom estado e tem uma quilometragem baixa, também será muito mais procurado, consequentemente terá um valor de venda maior. O mesmo ocorre no fator inverso, se o veículo estiver com dívidas e com algum defeito, poderá ser ofertado com desconto a partir da tabela.

O importante é notarmos que a FIPE é uma referência. É utilizada também como base de cálculo de seguros e tributos, como o IPVA, que é calculado em cima da média de precificação de cada veículo.

É importante ressaltar, que em casos de seguros automotivos, na qual pode ser feito uma indenização, o valor a ser pago será o valor referente ao mês desse pagamento. Portanto, como a tabela FIPE é atualizada mensalmente, poderá ocorrer variações no preço do carro, desvalorizando ou não.

Se você está procurando um veículo, é importante verificar todas essas informações do carro para negociar e finalizar a compra com um preço justo. Não sabe como encontrar esses dados? O Historicar busca de uma maneira simples e prática mais de 60 informações somente com a placa, em um único relatório. Quer saber mais? Clique aqui e faça um bom negócio!

Envie-nos suas dúvidas e sugestões através do formulário abaixo.



Tags:

Autor:
Natália

Next Post

Próximo Post

Você sabe qual o pneu certo na hora da reposição?

03 de Agosto de 2020

Posts relacionados