X

Como garantir a segurança de mulheres no trânsito?

Caroline Borba 05 de Agosto de 2022

Como garantir a segurança de mulheres no trânsito?


Atenção redobrada é item indispensável ao volante

 

As estáticas não mentem: quando o assunto é direção defensiva, mulheres são mais cuidadosas no trânsito e se envolvem menos em acidentes.

 

A atenção redobrada e toda cautela ao volante não impede, no entanto, que o sexo feminino seja o mais visado pela criminalidade nas ruas e estradas.

 

Pensando nesta exposição ao risco, motivada pela questão de gênero, o Historicar pontuou alguns cuidados que podem levar mais tranquilidade para o dia a dia das motoristas brasileiras, que segundo dados levantados pelo DNIT, em março de 2021, representam 35% do total das Carteiras Nacionais de Habilitação do país.

 

As formas de proteção apontadas na sequência valem também para os homens, afinal sentir-se seguro para ir e vir é direito de todos! Conheça e pratique cada uma delas:

 

Seja ágil – aproxime-se do veículo já com a chave em mãos para não perder tempo procurando na bolsa e bolsos. Não se esqueça de analisar ao seu redor para identificar pessoas em movimentações estranhas próximas a você.  Caso perceba algo diferente, vá para um local seguro e aguarde até ter certeza de estar seguro para retornar.

 

Embarque seguro – de acordo com as estatísticas o embarque com segurança deve acontecer no tempo máximo de 15 segundos. A motorista deve entrar e já dar a partida, deixando para travar o cinto de segurança já com o automóvel em movimento.

 

Mantenha seus pertences fora do campo de visão - congestionamentos ou semáforos são oportunidades de ação para criminosos, uma vez que o carro está parado ou se movendo lentamente.  Nestas horas, carros com objetos de valor expostos acabam sendo o alvo escolhido pelos delinquentes. Nunca deixe seus pertences a mostra.

 

Atenção ao volante – considere sempre uma boa distância do veículo da frente para poder ter um espaço de ação, caso algum bandido apareça. Não se distraia fazendo maquiagem no espelho ou usando o celular, o que além de resultar em multa, pode atrair a atenção de ladrões.

 

Não pare o carro – caso seja atirada uma pedra ou outro objeto no automóvel, não estacione logo após o ocorrido. Assaltantes usam isso como artifício justamente para que motoristas parem os carros. Eles estão a sua espreita. Portanto, não pare! Isso vale para barreiras sobre a pista: desvie ou passe por cima. Só confira os prejuízos ou peça ajuda quando estiver em local seguro.

 

Cuidado com quem você ajuda – se deparar com pessoas pedindo ajuda em estradas afastadas, principalmente em horários pouco movimentados, pode ser um forte indício de perigo. Muitas vezes, pequenas batidas ou panes são simuladas para atacar motoristas bondosos. Quando cruzar com alguém que possivelmente esteja em situação de risco, avise os órgãos de segurança responsáveis. É a maneira mais segura de ajudar desconhecidos!

 

Opte por ruas iluminadas – a abordagem para o roubo acontece geralmente em ruas mais afastadas e com pouca iluminação. É claro que também estamos sujeitos a este risco à luz do dia e em lugares com maior trânsito, mesmo assim, evite locais com baixa circulação de pessoas, principalmente à noite, sempre que puder.


A sua segurança no trânsito depende unicamente das atitudes que te movem. Seja a mulher que dirige com os vidros fechados e portas travadas e, assim, estará segura para ir muito mais longe, não apenas no volante, mas também na vida.

Banner Delta Historicar

Negociando um veículo seminovo ?

Consulte pela placa e descubra todo o histórico!

Saiba Mais

Envie-nos suas dúvidas e sugestões através do formulário abaixo.


Categorias:

Tags:

Autor:
Caroline Borba

Next Post

Próximo Post

Veículo seminovo: como não comprar gato por lebre?

05 de Agosto de 2022

Posts relacionados