X

O que é Restrição Financeira?

Natália 17 de Fevereiro de 2021

O que é Restrição Financeira?


Se você está entrando no meio automotivo e não entende muitas das restrições administrativas que um veículo pode ter, fizemos uma breve relação de cada uma delas para que entenda melhor e saiba por onde começar. 

 

Alienação Fiduciária

O comprador adquire o bem através de um financiamento, onde fica devendo à financiadora o valor do bem e paga de forma parcelada. O bem adquirido fica como garantia caso não seja quitado a dívida nos prazos estabelecidos, podendo ser recuperado na quebra do contrato. O comprador também não pode negociar o bem com terceiros. Após o pagamento do valor integral do financiamento, o veículo passa oficialmente para o nome do comprador.

Arredamento Mercantil ou leasing

É realizado um contrato entre duas partes (pessoa jurídica ou física) na qual uma delas cede o bem (veículo) para a outra, estipulado o período e valor a ser pago pela utilização em comum acordo. 
Essa informação referente ao arrendamento é inserida no documento do veículo “comercializado”, com o objetivo de impedir que seja feita a transferência do bem para um terceiro até que seja finalizado o contrato de pagamento.

Reserva de Domínio

A reserva de domínio é semelhante a alienação, porém não é de natureza jurídica, não sendo celebrado por instituições financeiras e possui lei própria. O contrato é somente com o comprador e vendedor. Serve como forma de garantia a quem está vendendo, que o veículo seja pago integralmente e caso não seja pago, o bem pode ser tomado novamente.  Concluído o pagamento, o vendedor fornece ao comprador uma declaração de quitação da dívida. Desta forma, o veículo poderá ser comercializado novamente. 

Como saber se o veículo possui alguma restrição?

Agora que você já entendeu melhor sobre o assunto, existe uma forma simples e rápida de consultar um veículo para saber se ele possui ou não alguma dessas restrições. Com as plataformas de histórico veicular, é possível saber além disso, outros diversos dados importantes que podem te dar muita dor de cabeça no futuro. Não deixe a falta de informação te dar prejuízos, faça uma consulta no Historicar
 

Banner Delta Historicar

Negociando um veículo seminovo ?

Consulte pela placa e descubra todo o histórico!

Saiba Mais

Envie-nos suas dúvidas e sugestões através do formulário abaixo.



Tags:

Autor:
Natália

Next Post

Próximo Post

O que é recall de veiculo? Entenda como funciona

17 de Fevereiro de 2021

Posts relacionados