X

O que é recall de veiculo? Entenda como funciona

Natália 17 de Fevereiro de 2021

O que é recall de veiculo? Entenda como funciona


A maioria das pessoas já devem ter visto um anúncio na TV falando sobre uma chamada de “RECALL” de um certo tipo de veículo. Este chamado nada mais é que a montadora pedindo o retorno para realizar um conserto de algum problema de fábrica identificado.

 

O objetivo do Recall é proteger e preservar a vida, a saúde e segurança do consumidor, além de minimizar e/ou evitar prejuízos físicos e morais. Qualquer dano que venha a ser causado é de inteira responsabilidade do fabricante. Portanto, faz-se necessário a retirada do mercado, a reparação desses defeitos e a recompra dos produtos e serviços para retorno, sem nenhum custo ao consumidor.

Como é informado o Recall?

A princípio, os chamados eram somente feitos por carta, televisão, jornal e rádio. Porém, após a nova regra de recall, o proprietário do veículo poderá ser informado também pelas redes sociais. Além do mais, você pode verificar diretamente no site da montadora.

Como é feito o procedimento?

Após o início do chamado, é necessário que entre em contato com a montadora para ser agendado o reparo em um local autorizado mais próximo. Caso não seja atendido o chamado, de acordo com as novas regras, no próximo licenciamento, o chamado ficará registrado no documento do veículo.
Logo que realizado o serviço, será entregue um comprovante que preferencialmente, deve ser guardado junto aos documentos do veículo para a venda dele.


O Recall tem validade?

O recall vai estar vigente enquanto todos os veículos da frota com defeito sejam reparados ou retirados do mercado. Então caso tenha adquirido um carro seminovo que possuía o chamado, você pode entrar em contato com a montadora e realizar o serviço gratuitamente.

Não sabe se o veículo que está procurando ou comprando, possui chamado de Recall?

Você pode consultar no site do Detran, ligando para montadora ou se quiser saber além de recall, saber sinistro, leilão e outros dados, existem plataformas especializadas em histórico veicular que fazem essa coleta de informações em diversos bancos de dados, tanto privados, quanto públicos, em todo o território nacional. Para realizar esse relatório completo, acesse o Historicar.


Por que é importante atender ao chamado de recall?

Procedimento pode ser solicitado sempre que um produto causar risco aos usuários

 

Montadoras responsáveis pela fabricação de veículos nacionais e importados têm o dever legal de reportar aos seus clientes a existência de defeitos de fábrica, bem como solicitar, através de anúncio em grandes mídias, a necessidade de realização de um recall para o reparo do problema em questão.

 

O chamado para a manutenção não somente é reconhecido pelo Código de Defesa do Consumidor, mas também é uma obrigação das indústrias automobilísticas.

 

O que muita gente desconhece, no entanto, é que o procedimento não se restringe apenas aos automóveis, podendo ser requerido sempre que um produto possa causar risco à vida de seus usuários.

 

E uma dúvida que ainda paira sobre a cabeça das pessoas vai além dos limites da curiosidade e da desinformação: o proprietário é obrigado a atender este tipo de chamado?

 

O fato é que comparecer ou não a concessionária é uma questão de escolha, porém, os motoristas que não comparecerem a convocação no período de um ano precisam estar cientes de que ficam impedidos de fazer o licenciamento anual do veículo.

 

O que é notificação de recall?

 

As montadoras responsáveis pelos automóveis devem notificar o erro de fabricação e o risco caso o reparo não seja realizado.

 

Assim como divulgar todas as informações relacionadas ao procedimento, que é gratuito e garantido por lei, e os seus canais oficiais para o esclarecimento de demais questões.

 

A publicação nos meios de comunicação precisa trazer ainda a indicação da empresa responsável pelo recall, e quais atitudes serão tomadas para fazer a troca do produto ou o conserto da falha diagnosticada.

 

O aviso de que o atendimento foi feito é enviado eletronicamente pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito por mais de 30 indústrias brasileiras que já disponibilizaram o serviço ao cidadão.

 

Como resolver um recall pendente?

 

As concessionárias são obrigadas a realizar o recall durante toda a vida útil do carro e não apenas no período estabelecido no anúncio, que geralmente é de 180 dias.

 

Para a regularização do chamado pendente, é necessário entrar em contato com o representante e realizar o agendamento do reparo ou troca da peça.

 

Após o conserto, a própria montadora fará a baixa no procedimento, e a observação de pendência é removida do CRLV-e, tornando o automóvel apto a circular pelas ruas do Brasil novamente.

 

Como saber se tem recall?

 

Antes de adquirir um veículo usado o comprador precisa realizar uma pesquisa minuciosa sobre o histórico do automotor, conferindo se não há impeditivos que atrapalhem a finalização da transação.

 

O check-up completo do seminovo permite saber com detalhes o verdadeiro estado da documentação e a possível necessidade de uma manutenção imediata, evitando assim acidentes e problemas burocráticos ao realizar a transferência ou aquisição de seguro.


O que muda com as novas regras de recall para veículos


 Atualmente o aviso de Recall pela montadora é enviado por carta ao proprietário que comprou o veículo na concessionária. O que muda agora, é que a montadora terá acesso ao Sistema Renavam para identificar o atual proprietário e podendo avisar por meio eletrônico e/ou correio.

 A divulgação agora será também pelas redes sociais e pelo próprio site da empresa, não só pela TV, jornal ou rádio, como de costume. 

 Após feito o Recall, o proprietário recebe um comprovante do procedimento no ato ou podendo fazer o download dele no site da marca.


 Caso não seja realizado o procedimento após um ano do inicio da campanha, o alerta ficará registrado no CRLV no próximo licenciamento. Se você tiver o documento com esse alerta emitido e for realizar o Recall para retirá-lo, o proprietário deverá avisar o Sistema Renavam em até 15 dias após o conserto para ser emitido um novo CRLV no próximo licenciamento e caso precise imediatamente, os custos da emissão serão por conta do proprietário.


 

Banner Delta Historicar

Negociando um veículo seminovo ?

Consulte pela placa e descubra todo o histórico!

Saiba Mais

Envie-nos suas dúvidas e sugestões através do formulário abaixo.



Tags:

Autor:
Natália

Next Post

Próximo Post

Como saber se o veículo tem multa pela placa?

17 de Fevereiro de 2021

Posts relacionados