X

Carro de leilão vale a pena? O que você precisa saber antes de comprar

Natália 26 de Fevereiro de 2021

Carro de leilão vale a pena? O que você precisa saber antes de comprar


 Sugerimos alguns pontos de atenção ao buscar um leilão para aquisição de veículos e também ao consultar o histórico de um carro antes mesmo do evento de compra

 

 A possibilidade de adquirir veículos usados e seminovos em um leilão é, para muitos brasileiros, a chance de economizar dinheiro e realizar o sonho do automóvel próprio na garagem. Porém, não há um único segredo para evitar - ou contornar - problemas com a aquisição de carros que tenham passagem por leilão, já que a negociação passa por algumas fases criteriosas que o comprador precisa conhecer.

 A compra de um carro seminovo já exige, por si só, um trabalho cuidadoso e prévio de análise de informações e checagem da situação do veículo. O comprador precisa ter em mente a certeza de que antes de colocar a mão na chave, há tarefas importantes que precisam ser levadas a sério.

 Alguns pontos são fundamentais, como, por exemplo, checar qual tipo de leilão você está prestes a participar. Existem, resumidamente, três tipos de leilão: o leilão de montadoras, realizado pelas fabricantes de carros; o leilão de recuperação financeira, quando o carro é obtido por falta de pagamento ou outro problema; e o leilão de seguradora, com carros recuperados de furto ou que passaram por algum sinistro.

 Além de avaliar qual tipo de leilão se encaixa melhor na necessidade do comprador, é preciso também entender que depois do leilão é chegada a etapa de levantamento de informações, de documentos e revisão com um mecânico de confiança.

 Porém, se o seu caso é o de uma pessoa que não pretende frequentar eventos de leilão, mas está de olho em um veículo e quer saber se ele possui um passado de envolvimento com leilões, a especialista do Historicar, Natália Vier, tem uma dica valiosa: saiba onde pesquisar. “No Brasil, não há um órgão que faça a regulamentação de dados sobre leilões e, por isso, não há prazo de inserção do registro do leilão nas informações oficiais de um veículo. Com isso, também não há uma obrigatoriedade de inserção das informações e isso torna o acesso ao histórico de um carro envolvido em leilões muito mais difícil”, explica.

 Então, se o envolvimento de veículos em leilões é uma informação de difícil acesso, como saber de forma confiável se um carro já passou por leilão? E qual tipo de leilão já passou? Quem foi o leiloeiro? A especialista também explica: “Neste caso, a única forma de garantir uma consulta de histórico confiável e atualizada, é buscando no mercado, plataformas que se diferenciam nesse sentido. A plataforma que você está consultando o passado desse carro tem acesso a muitos fornecedores de leilões? Eles têm uma boa abrangência de informações? Eles possuem uma variedade de bancos de dados para oferecer uma varredura assertiva? Então você está no caminho certo. Lembrando que o principal problema enfrentado por adquirir um veículo leiloado, é a aceitação no seguro, devido a insegurança no processo de leilão”.

 

Banner Delta Historicar

Negociando um veículo seminovo ?

Consulte pela placa e descubra todo o histórico!

Saiba Mais

Envie-nos suas dúvidas e sugestões através do formulário abaixo.



Tags:

Autor:
Natália

Next Post

Próximo Post

Historicar é Confiável? O que é e como Funciona

26 de Fevereiro de 2021

Posts relacionados