Historicar, pesquise pela placa todo o histórico do veículo.

Historicar, pesquise pela placa todo o histórico do veículo.

Historicar, pesquise pela placa todo o histórico do veículo.

Historicar, pesquise pela placa todo o histórico do veículo.

ENTRAR

CADASTRAR-SE

X

Ei, você aí!
Que tal um
descontão na
sua consulta?

HISTORICAR10

É muito simples, basta colocar o código acima na caixa de cupom
localizada na tela de confirmação da placa. Obs: É apenas um uso por usuário.
X promodal Historicar promodal Historicar
X

Acesse sua conta

X

Criar sua conta

Ao se cadastrar você está aceitando
os termos de uso.

CADASTRAR-SE Já é cadastrado? Clique aqui.
X

Recuperar Senha

ENVIAR
X

Termos de Uso

X

Exemplo da Consulta Completa Historicar

07/11/19

Ponto cego no retrovisor, tem como evitar?

  • Início
  • Blog do Historicar
  • Ponto cego no retrovisor, tem como evitar?
  • O que é o "ponto cego"?

     Além dos diversos fatores de acidentes no país, uma das principais causas também é por conta do chamado “ponto cego” do retrovisor. Esse termo é utilizado para se referir a locais externos com baixa visibilidade, não conseguindo enxergar perfeitamente pedestres, animais e bicicletas por exemplo, que estão ao seu redor. E não são só veículos que sofrem com esse problema, mas também motos que tem a visão periférica limitada por conta do capacete; em veículos de grande porte como caminhões e ônibus com veículos menores nas laterais.

    Dicas para o uso correto

     O que agrava ainda mais a situação é também por conta do mau posicionamento dos retrovisores ou até mesmo a sujeira acumulada no espelho. Para regular corretamente, a posição ideal do espelho é quando some a lataria do veículo, aparecendo somente a parte externa. Ajustar o banco também é algo que precisa de atenção, alcançando os pedais de maneira que os joelhos fiquem flexionados levemente e os braços também sob a direção. Desta forma, dirige-se com uma visão clara de todos os retrovisores e com conforto.

    O que diz a legislação?

     Para o motorista que andar sem o retrovisor do veículo, recebe uma multa de natureza grave com valor de R$195,23, mais 5 pontos na carteira, segundo o art. 259 do Código de Trânsito. Para aqueles que andam em desacordo com as especificações de retrovisores para motos, por exemplo, como a Resolução nº 682 que incluem essas as dimensões mínimas e máximas, também recebem multa. Caso o motorista tenha feito alguma alteração ou mudança de acessório, elas podem ser legalizadas caso seja expedido o Certificado de Segurança Veicular (CSV).

     Retrovisores auxiliares
      Retrovisores auxiliares podem ser uma saída caso ainda tenha alguma dificuldade com os  retrovisores  tradicionais. Eles possuem um espelho convexo, que amplia a visão. Porém,  eles só podem ser colocados do lado interno, pois dentro do retrovisor externo pode ser  considerado uma infração.

    Sensores
     Hoje em dia contamos com a tecnologia de sensores, que são câmeras espalhadas nas laterais do veículo, geralmente onde são os pontos cegos, para auxiliar as manobras em estacionamentos ou sobre obstáculos na via.

     Mesmo com todas essas dicas, é importante ressaltar que nem sempre podemos evitar todos os pontos cegos, mesmo com todas as tecnologias. Por isso, atenção e prudência são essências para um trânsito seguro e tranquilo.

    • HISTORICAR
    • Consulta pela placa
    • Dicas
    • Multas
    • Retrovisores
    Compartilhar:

      Posts Relacionados

    • O que fazer e como evitar acidentes de trânsito

       Certamente ninguém deseja se envolver em um acidente de trânsito, mas vamos deixar aqui algumas dicas do que fazer caso aconteça, e o que podemos fazer para evitar esse tipo de situ...

      Ler mais
    • Tudo o que você precisa saber sobre água do radiador

       O grande problema de abastecer com água de torneira é que ela possui muitos compostos minerais e em algumas regiões do Brasil, onde é chamada popularmente como “&aacut...

      Ler mais
    • Como parcelar as multas de trânsito

       Nos últimos anos o valor das multas de trânsito tem aumentado muito, o que fez com que houvesse um grande número de dívidas não pagas. A novidade é que é...

      Ler mais