X

O que é o chassi do carro e sua numeração

Natália 03 de Agosto de 2020

O que é o chassi do carro e sua numeração


 O chassi é sem dúvidas uma das partes mais importantes do carro. É como uma espinha dorsal do veículo sem a carroceria, onde todos os seus componentes como sistema de transmissão, rodas, eixo, motor e sistema elétrico são montados nele.

 

 Desta forma, evita que o veículo se desmonte ou se deforme em alguma colisão. Além disso, o chassi atua na redução da força centrífuga das curvas, freios, impactos e sobrecargas.

O que é a numeração do chassi?

 Assim como o RENAVAM, o chassi também é um documento de identidade do veículo, porém com as especificações de fabricação e localidade distribuídos em cada um dos dígitos, formados por 17 caracteres, podendo ser numérico e alfabético. Essa sequência é chamada oficialmente como VIN (Número de Identificação do Veículo). Para a padronização dessa sequência, existem normas da ISO desde 1981, a NBR 6006:1980. Atualmente, trata-se do projeto NBR 6066:2001, que substitui esta anteriormente citada.

O chassi por ser a identificação do veículo, serve para os chamados de recall feitos pelas montadoras e para o reconhecimento de fraudes. Além de constar também no próprio CRLV, ele aparece em outros locais do veículo, como no motor, na carroceria, no para-brisa e em pelo menos dois vidros laterais.
Por ano, estima-se que dos 400 mil carros roubados, 56% deles são desmanchados e depois são comercializadas as peças para outros veículos, retornando com adulterações e causando prejuízos ao consumidor.

Como é formado o VIN? 

 Para entender melhor como funciona a criação do chassi, ela é estruturada com três seções:

WMI (Identificador Mundial do Fabricante) – São os três primeiros dígitos do chassi, onde se referem o 1º como Área Geográfica/Continente, o 2º como País e 3º como Fabricante/Montadora, representados com caractere alfabético ou numérico.
VDS (Descrição do veículo) – São os 6 dígitos seguintes, também alfabéticos ou numéricos e são estabelecidos e a critério da Fabricante/Montadora. Neles são descritas informações como marca, modelo e dispositivo de segurança.
VIS (Identificação do Veículo) – É formado pelos últimos 8 caracteres, sendo deles os 4 primeiros alfabéticos ou numéricos e os 4 últimos somente numéricos. Nesta seção, é informado o ano do modelo e fabricação do veículo, a fábrica onde foi produzido e uma ordem sequencial que individualiza os veículos.

Nota: Para a composição do VIN, não podem ser utilizadas as letras I, O e Q. O registro do chassi deve estar localizado no lado direito do veículo de modo que seja facilmente visualizado (A localização exata está descrita no manual do veículo).

Remarcação do Chassi

É realizada a remarcação do chassi, somente em razão de oxidação ou acidentes e casos de roubo/furto. Para este procedimento, é solicitado o comparecimento em uma unidade de atendimento do Detran (verifique se for necessário o agendamento no seu estado). Se o motivo não for por roubo/ furto, será pago uma taxa de revistoria do veículo e as demais são pagas normalmente; a taxa de autorização obrigatória e dos novos documentos emitidos (CRLV e CRV). Caso tenha débitos em aberto, também deverá ser quitado.

Envie-nos suas dúvidas e sugestões através do formulário abaixo.



Tags:

Autor:
Natália

Next Post

Próximo Post

Ponto cego no retrovisor, tem como evitar?

03 de Agosto de 2020

Posts relacionados