X

Entenda tudo sobre RECALL

Natália 17 de Fevereiro de 2021

Entenda tudo sobre RECALL


A maioria das pessoas já devem ter visto um anúncio na TV falando sobre uma chamada de “RECALL” de um certo tipo de veículo. Este chamado nada mais é que a montadora pedindo o retorno para realizar um conserto de algum problema de fábrica identificado.

O objetivo do Recall é proteger e preservar a vida, a saúde e segurança do consumidor, além de minimizar e/ou evitar prejuízos físicos e morais. Qualquer dano que venha a ser causado é de inteira responsabilidade do fabricante. Portanto, faz-se necessário a retirada do mercado, a reparação desses defeitos e a recompra dos produtos e serviços para retorno, sem nenhum custo ao consumidor.

Como é informado o Recall?

A princípio, os chamados eram somente feitos por carta, televisão, jornal e rádio. Porém, após a nova regra de recall, o proprietário do veículo poderá ser informado também pelas redes sociais. Além do mais, você pode verificar diretamente no site da montadora.

Como é feito o procedimento?

Após o início do chamado, é necessário que entre em contato com a montadora para ser agendado o reparo em um local autorizado mais próximo. Caso não seja atendido o chamado, de acordo com as novas regras, no próximo licenciamento, o chamado ficará registrado no documento do veículo.
Logo que realizado o serviço, será entregue um comprovante que preferencialmente, deve ser guardado junto aos documentos do veículo para a venda dele.


O Recall tem validade?

O recall vai estar vigente enquanto todos os veículos da frota com defeito sejam reparados ou retirados do mercado. Então caso tenha adquirido um carro seminovo que possuía o chamado, você pode entrar em contato com a montadora e realizar o serviço gratuitamente.

Não sabe se o veículo que está procurando ou comprando, possui chamado de Recall?

Você pode consultar no site do Detran, ligando para montadora ou se quiser saber além de recall, saber sinistro, leilão e outros dados, existem plataformas especializadas em histórico veicular que fazem essa coleta de informações em diversos bancos de dados, tanto privados, quanto públicos, em todo o território nacional. Para realizar esse relatório completo, acesse o Historicar.
 



Autor:
Natália

Next Post

Próximo Post

Você sabe qual o pneu certo na hora da reposição?

17 de Fevereiro de 2021

Posts relacionados