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10 coisas que você precisa saber sobre airbags

Caroline Borba 21 de Outubro de 2022

10 coisas que você precisa saber sobre airbags


Dispositivo se tornou obrigatório nos veículos fabricados no Brasil a partir de 2014

 

Equipamento de segurança que por muito tempo esteve restrito apenas a modelos de carros luxuosos, o airbag se tornou, em janeiro de 2014, um item de série indispensável nas frotas, assim com os freios ABS, em todo veículo fabricado em território brasileiro.

 

A inclusão do dispositivo na parte frontal dos automóveis, a fim de proteger motorista e passageiro, virou obrigatória devido ao alto índice de acidentes com vítimas fatais no país.

 

A realidade é que muito tempo já se passou desde que este componente de proteção veio para ficar em nossas vidas e nos automotores, mesmo assim, muitas pessoas ainda possuem dúvidas sobre seu funcionamento e efetividade.

 

Por essa razão, listamos 10 coisas que você precisa saber sobre essa tecnologia. Aproveite a leitura!

 

1 – O airbag cria uma barreira protetora entre os usuários e o painel do carro, a fim de reduzir o risco de lesão grave nos passageiros que estão na parte da frente do automóvel;

 

2 – É um equipamento que complementa o uso de cinto de segurança e nunca deve ser considerado um substituto deste item que é totalmente indispensável;

 

3 - As versões de fábrica dos veículos podem vir equipadas com até 11 airbags, que podem estar localizados na parte frontal, lateral e até na forma de proteção para os joelhos;

 

4 – De acordo com as montadoras, o prazo de validade dos dispositivos varia entre 10 e 20 anos, não podendo ser reutilizados depois de acionados durante um acidente;

 

5 – Qualquer avaria no componente de proteção é sinalizada por meio de uma luz alerta, localizada no painel de automotor;

 

6 – O serviço de substituição do equipamento só pode ser realizado por uma rede de concessionárias autorizadas;

 

7 – O componente é munido de um sensor com acelerômetro calibrado, que provoca o acionamento sempre que houver uma desaceleração maior que 20 km/h, em um curto espaço de tempo;

 

8 – O airbag é inflado através de uma substância química chamada azida de sódio, presente em sua composição, que se converte em nitrogênio quando a centelha elétrica é deflagrada;

 

9 – As bolsas do equipamento são produzidas em nylon, recebendo uma camada de talco durante o processo de fabricação, a fim de evitar que suas dobras grudem;

 

10 – O uso desta tecnologia nas laterais, conhecidas também por cortinas, é de extrema importância na redução de lesões no tronco dos ocupantes, uma vez que protege ombros, costelas, braços e cabeça. Regiões que ficam mais expostas em acidentes que atingem as laterais do carro.

 

E a dica bônus:

 

11 – O mesmo impacto que aciona e torna necessária a troca do dispositivo, faz com o cinto de segurança também seja substituído, uma vez que este durante o impacto perde a sua elasticidade.

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Autor:
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