10 coisas que você precisa saber sobre airbags
Dispositivo
se tornou obrigatório nos veículos fabricados no Brasil a partir de 2014
Equipamento de segurança que por
muito tempo esteve restrito apenas a modelos de carros luxuosos, o airbag se tornou,
em janeiro de 2014, um item de série indispensável nas frotas, assim com os
freios ABS, em todo veículo fabricado em território brasileiro.
A inclusão do dispositivo na parte
frontal dos automóveis, a fim de proteger motorista e passageiro, virou obrigatória
devido ao alto índice de acidentes com vítimas fatais no país.
A realidade é que muito tempo já
se passou desde que este componente de proteção veio para ficar em nossas vidas
e nos automotores, mesmo assim, muitas pessoas ainda possuem dúvidas sobre seu
funcionamento e efetividade.
Por essa razão, listamos 10 coisas
que você precisa saber sobre essa tecnologia. Aproveite a leitura!
1 – O airbag cria uma barreira protetora
entre os usuários e o painel do carro, a fim de reduzir o risco de lesão grave
nos passageiros que estão na parte da frente do automóvel;
2 – É um equipamento que complementa
o uso de cinto de segurança e nunca deve ser considerado um substituto deste
item que é totalmente indispensável;
3 - As versões de fábrica dos veículos
podem vir equipadas com até 11 airbags, que podem estar localizados na parte
frontal, lateral e até na forma de proteção para os joelhos;
4 – De acordo com as montadoras, o
prazo de validade dos dispositivos varia entre 10 e 20 anos, não podendo ser
reutilizados depois de acionados durante um acidente;
5 – Qualquer avaria no componente de
proteção é sinalizada por meio de uma luz alerta, localizada no painel de
automotor;
6 – O serviço de substituição do
equipamento só pode ser realizado por uma rede de concessionárias autorizadas;
7 – O componente é munido de um
sensor com acelerômetro calibrado, que provoca o acionamento sempre que houver
uma desaceleração maior que 20 km/h, em um curto espaço de tempo;
8 – O airbag é inflado através de
uma substância química chamada azida de sódio, presente em sua composição, que
se converte em nitrogênio quando a centelha elétrica é deflagrada;
9 – As bolsas do equipamento são
produzidas em nylon, recebendo uma camada de talco durante o processo de
fabricação, a fim de evitar que suas dobras grudem;
10 – O uso desta tecnologia nas
laterais, conhecidas também por cortinas, é de extrema importância na redução
de lesões no tronco dos ocupantes, uma vez que protege ombros, costelas, braços
e cabeça. Regiões que ficam mais expostas em acidentes que atingem as laterais
do carro.
E a dica bônus:
11 – O mesmo impacto que aciona e
torna necessária a troca do dispositivo, faz com o cinto de segurança também
seja substituído, uma vez que este durante o impacto perde a sua elasticidade.
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